Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dia de Clássico

MENU

A Festa da Taça

joaopaulo74 27 Mai 13

Os regionalistas de ocasião, que procuram misturar a identidade de um povo com um clube de futebol, têm por marco de vida o Jamor - é aquele estádio, lá em Oeiras, numa expressão suprema do centralismo sulista, elistista e liberal, como em tempos alguém terá dito.

Nunca dei para esse peditório porque me parece, ao contrário do que pensa Menezes, que a solução está nas autarquias e não nas regiões, isto é, sou mais favorável a um estado forte e curto, mas que, sem regiões, transfira competências para as Câmaras Municipais.

Também não sou adepto de opções deterministas - és daqui tens que ser assim, se és filho de pobre, pobre serás, se és filho de... Nunca.

Se calhar, por isso, sou um convicto TRIPEIRO BENFIQUISTA!

Por isso, também, sou um defensor da Final da Taça no Jamor - e só quem lá vai, viver a Taça, a festa que acontece antes. As febras, os garrafões, os churrascos, a partilha entre uns e outros. É assim desde que me lembro e sempre foi assim nas três finais a que assisti: com o Boavista, com o Sporting e, agora, com o Vitória de Guimarães.

Acho que não vale, de todo, a pena perder o Jamor para trocar por um qualquer cidade de Coimbra ou o Algarve ou...

Era tirar piada à coisa.

Até pelo que se viu ontem, ser de Lisboa e jogar a Taça em Oeiras não é uma vantagem só por si, tal como não foi as duas experiências azuis nas Antas, creio que com o Leixões e com o SPORT LISBOA E BENFICA.

O Jamor é um espaço único e faz todo o sentido que a Taça de Portugal lá continue!

De resto, a relação entre Benfiquista e Vitorianos foi absolutamente cordial. Confesso que saí do estádio quando o jogo terminou, mas também não nos peçam o impossível. Fiquei triste quando soube que a minha equipa não tinha ficado no relvado para ver a entrega do troféu ao adversário.

Enquanto sócio do Sport Lisboa e BENFICA, peço desculpa aos sócios do Vitória.

 

4 comentários

De Marco Antunes a 28.05.2013 às 12:17

Como Lisboeta Benfiquista saúdo o seu post pela inteligência e clarividência de espírito evidenciada.
Nada tenho contra quem defende os locais de origem e residência e luta pelos seus melhoramentos, mas usar clubes de futebol, locais e tradições que onde convivem saudavelmente diferentes opções como arma de arremesso na referida luta, parece-me sinal de saloiice, parvoíce ou até estupidez.

De Equipa SAPO a 28.05.2013 às 15:41

Boa tarde,

O seu post está em destaque na área de Opinião da homepage do SAPO.

Atenciosamente,

Catarina Osório,
Gestão de Conteúdos e Redes Sociais - portal SAPO

De Daniel João Santos a 28.05.2013 às 21:29

obrigado em nome do Dia de Clássico.

De Pedro Silva a 28.05.2013 às 17:09

Dei com este texto ao acaso e estou em parte de acordo com a opinião do seu autor.

Concordo inteiramente com a sua ideia de que a Regionalização não serve para um País tão pequeno como o nosso. E para mais tendo nós a rasca Classe Política que temos onde incluo o famigerado Menezes!

Relativamente ao Jamor, e fazendo ouvidos de mercador ao que Pinto da Costa diz apesar de eu até ser adepto e Associado do FC Porto, sou da opinião que o Estádio actual não tem condições.

O Jamor não oferece as mesmas condições de segurança que teria por exemplo o Municipal de Coimbra. Assim como o de Leiria que neste momento está ao abandono assim como o do Algarve.

Se algum dia o Estado e a Câmara Municipal de Oeiras tiverem vontade e capacidade para limpar o extenso matagal que existe no Estádio e criar acessos em condições (por exemplo quem tenha problemas de visão vê-se ás aranhas para chegar ás bancadas do Jamor) acredite que mudarei rapidamente de opinião sobre o Jamor. E até acredito que a Festa da Taça seria ainda melhor com um Estádio do jamor moderno que tenha esquecido de vez a herança que traz de um passado distante que se quer esquecer.

Cumprimentos e boas postagens.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

  • Benfica

  • Porto

Últimos comentários

  • Eduardo Louro

    OK. Não há mal nenhum em insistir.Um abraço para s...

  • Anónimo

    Ok, esqueçamos o pseudo pênalti mas eu troco na me...

  • Eduardo Louro

    Só um pequeno reparo ao seu reparo: não era com am...

  • Anónimo

    Só um pequeno "grande" reparo, a falta do Felipe d...

  • carolina

    A partir de agora os árbitros azuis Portugueses de...