Uma estorinha na grande HISTÓRIA do FCP!!!!!
Não se falará noutra coisa durante esta semana. Esquecer-se-á a bola na barra, a bola no poste e posterior falhanço do Mangala, o penalty falhado (ainda bem porque fora muito forçada a sua marcação). Esquecer-se-á a quantidade de minutos queimados pelos jogadores da Académica, corroborada em parcos quatro minutos de compensação...Parece-me, no entanto, que se o FC Porto estivesse oito minutos jamais conseguiria aquele milagre de Barcelos no Estádio da Luz aquando dos descontos já na presente temporada. Não há milagres. Mas...enfim....
Hoje assisti a um Porto ansioso e claramente afectado pela inusitada pressão do assobio e do bota abaixo. Esta pressão tem vindo a acicatar a confusão e a pressa em mexer. Foi Quintero a titular com Josué muito recuado (e se calhar por isso exageradamente faltoso e agressivo), depois a evaporação de Otamendi que só se justifica pela intensificação da constestação. Depois, Licá em cunha com Martinez...Paulo Fonseca parecia querer aceder a todas as postas dos treinadores de bancada e, claro está, deu asneira. Hoje parecia-me particularmente inseguro num permanente diálogo com o seu adjunto e tal realidade não é nada abonatória.
É óbvio que o plantel está curto e a inclusão de Kelvin de forma consistente é fundamental. Não pelo fabuloso minuto 90:59, mas pela fantasia ou laivo individual que pode desbloquear. Acredito piamente que não há treinador no mundo que possa fazer muito melhor quando se tem (com o devido respeito) Carlos Eduardo, Ricardo, Licá. Excluo o Defour porque esse tem lugar na equipa principal. Será inclusivamente muito importante no Dragão com o Braga.
Não obstante, o que é fundamental aqui é promover a solidariedade com a equipa e incutir-lhe a confiança que, apesar das pálidas exibições, esta merece porque trazem no peito a marca de campeão. Recordo que são 8 em 10 campeonatos e isso não pode cair com um momento menos bom.
FORÇA, PORTO!!!!!!
Hélder Rodrigues