Inacreditável!
É inacreditável que o Benfica, acabado de chegar à liderança do campeonato, depois de todas as dificuldades por que tem estado a passar, deite fora na primeira oportunidade a vantagem que deveria alargar e não perder, em casa perante o último classificado.
Mas é assim. Este Benfica não tem cura, não há nada – nem sequer a liderança – que galvanize a equipa, que lhe faça soltar o clique. É uma equipa sem chama, que não crê nem quer, como aqui tenho dito. O problema não é o 4x4x2 ou o 4x3x3, como por aí se discute. O problema é falta de condição física e mental da equipa. É a motivação. É a crença. É a utilização que é dada aos jogadores que, fora das posições naturais, em vez de atingirem o rendimento mínimo exigível atingem a desmotivação e a descrença.
No melhor plantel dos últimos 30 anos – um plantel que integre um tal de Bruno Cortez nunca pode ser o melhor de coisa nenhuma - resistem apenas os jogadores mentalmente mais fortes, casos de Cardozo, Matic e Enzo Perez. Quando dos três apenas pode contar com um, como foi hoje o caso, torna-se pouco. E hoje Enzo foi pouco, não chegou para mais… O resto é desperdício, desperdício de talento e de oportunidades: é Markovic a desaparecer agarrado à linha, é Duricic evaporado, é Sulejmani perdido no campo, é Ola John deitado fora, é Gaitan intermitente, é Garay transfigurado num central pouco mais que medíocre… É o desespero de Ivan Cavaleiro, e de Funes Mori, o tal substituto de Cardozo que foi mais vezes visto nas alas, a cruzar, que lá dentro da área, a finalizar…
Vá lá que hoje ninguém se lesionou… Creio que pela primeira vez, o que quer dizer que nem tudo foi mau!