"E o burro sou eu..."
Aqui fica, com a devida vénia ao autor:
A grande revelaçao é, afinal, um enorme equívoco, como sempre suspeitámos. Scolari quebrou o alegado "tabu" e revelou a razão que o levou a deixar Vítor Baía fora da Seleção. A culpa é de Pinto da Costa e de Mourinho, claro. Só podia. Disseram cobras e lagartos de um jogador que viria a ser considerado o melhor guarda-redes da Europa e um dos jogadores com mais titulos no mundo, conquistando a Taça UEFA e a Liga dos Campeões em anos consecutivos (para já não falar dos outros títulos).
O técnico do Palmeiras diz, em entrevista a RTP: "Quando eu cheguei a Portugal em 2003 o primeiro jogo que eu fui assistir foi o Belenenses-Porto, no campo do Belenenses, não sei se alguém se lembra. No dia anterior tive um encontro com as lideranças do Porto naquele momento, técnico e presidente, dirigentes. E quem jogou esse jogo foi Nuno Espírito Santo. Naquele momento em que eu sentei eu ouvi as conversas sobre vários jogadores ouvi a respeito de Ricardo Carvalho, que era um moço que ia surgir; ouvi a respeito de Vítor Baía, que não estaria mais nos planos do Porto, não jogaria, estaria em conflito com o seu treinador e a Direção". etc, etc, "foi o presidente do Porto, foi", etc, etc. (link para quem quiser ouvir o resto)
Não estive nessa reunião e continuo a ter a minha tese sobre o que realmente se passou, mas se o senhor faz uma revelação assim tão forte tem de ser assente em factos. Mas ele continua a enganar (e é estranho que o Hélder Conduto não tenha percebido isso):
1 - Scolari assistiu ao Belenenses-F.C. Porto a 19 de Janeiro de 2003, no Estádio do Restelo, referente à 18ª jornada do campeonato de 2002/03 (Notícia do Record);
2 - Vitor Baia foi o titular desse jogo (Ficha do jogo)
3 - Até sofreu um golo, apontado por Verona (vídeos Sapo)
4 - Nuno Espírito Santo pouco jogou nesse ano, tendo aproveitando uma ausência de Baía por problemas com Mourinho mas em Setembro e Outubro de 2002 (lista de jogos)
Só pode ser brincadeirinha, não?