Uma selecção entre os três grandes
Começar uma nova época é sempre um momento de análise, de prognósticos porque certezas só depois da bola entrar.
Olha para o plantel de cada uma das equipas do campeonato não valida nada, mas ajuda a perceber o que cada equipa será capaz.
Vamos fazer um exercício - fazer uma equipa (11 jogadores apenas) formada por jogadores do BENFICA, do Porto e do Sporting. Para a disposição no relvado vou colocar a equipa com um guarda-redes, quatro defesas, um médio defensivo, dois alas, um médio / avançado e um ponta de lança.
Na baliza qualquer uma das três equipas está bem servida, como se viu o ano passado: Helton, Rui Patrício e Artur. Poderia tirar à sorte, mas pela juventude, escolho o Rui Patrício.
Para defesa direito o Porto parece que vai ter o Danilo, o Miguel Lopes, o Sapunaru. Ao que tudo indica, Danilo será o dono do lugar.
No BENFICA só existe uma opção: Maxi Pereira.
No caso do Sporting ainda não se percebeu bem quem poderá ser o dono do lugar, mas creio que é entre o Danilo e o Maxi a escolha.
Do outro lado da defesa, o BENFICA anda a experimentar o Melgarejo, mas ainda tem o Luisinho para o lugar. Não podemos ter ainda uma opção fechada sobre estes dois. No Porto, outro craque olímpico deverá ser o dono do lugar - Alex Sandro. No Sporting está o melhor defesa esquerdo, o Insúa, que irá ter a concorrência do Rojo. Sem conhecer bem as opções azuis e vermelhas, escolheria o Insúa do Sporting para defesa esquerdo.
Os defesas centrais disponíveis são muitos, mas como dupla, a do BENFICA será a mais eficaz: Luisão e Garay. No Sporting o Boulahrouz e o Rojo jogaram a titulares no último jogo e no Porto o Maicon e o Otamendi parecem levar vantagem.
O resto da equipa chegará num post posterior...