Médios e atacantes da Selecção dos 3 grandes
Já escrevi sobre a baliza e a defesa: Rui Patrício, Maxi (Danilo), Luisão e Garay, Insúa.
Para o meio campo, temos que escolher um "trinco", chame-se ou não isso: temos o Fernando (FCP) e o Javi Garcia (SLB) e no Sporting o Rinauldo que o ano passado, enquanto jogou foi fantástico. Creio que o Elias, num estilo diferente também poderá fazer bem a posição. Tal como na baliza, creio que aqui poderíamos tirar à sorte, sendo que assumidamente fã do Javi, tenho que o colocar a titular.
Para as alas, do meio campo para a frente, depende muito da forma como cada uma das equipas vai jogar.
Diria que no Porto, o Hulk é inquestionável e na outra banda o James será intocável, ainda que ele se esforce para jogar no meio. Existe ainda o Varela e o miúdo, com grande potencial, o Atsu.
No Benfica, até se atropelam. O Salvio e o Gaitán serão titulares, com o Nolito e o Enzo Péres a forçar um lugar, enquanto o Bruno César será a alternativa ao Aimar.
No Sporting o Capel e o Carrillo serão os titulares.
Porque só podemos escolher dois, entram o Hulk e o Gaitán, considerando-os nos seus melhores dias.
Precisamos agora de pensar num box-to-box, um avançado móvel e um ponta de lança.
Para jogar à frente do trinco, ao seu lado, nas suas costas, seja lá o que isso for e que os ingleses chamam box-to-box acho que o Porto e o Benfica esão servidos com o que de melhor há no mundo: Moutinho e Witsel. Não consigo optar. Será que o caro leitor me quer ajudar a decidir? Tirando à sorte, fica o Moutinho. Não me parece que o Schaars ou algum dos miúdos portugueses estejam ao nível dos dois referidos. E não me esqueci do Lucho que entra sempre a titular em qualquer equipa e este talvez seja o segredo do sucesso do Porto. Um meio campo de excelência.
A dupla de avançados é ainda mais difícil de escolher:
- no Porto, que no meio, costuma ter só uma opção, entra o Jackson, até pelo dinheiro que custou. Não me parece que tenha uma opção válida para jogar nas costas do ponta-de-lança, porque o modelo de jogo faz-se em cima do poder ofensivo dos médis.
- no Benfica, o Cardozo é inquestionável.
- no Sporting, o Van Wolfswinkel também não oferece grandes dúvidas.
O ponta de lança pelo que se viu nas últimas épocas terá que ser o Cardozo, mas não será de estranhar se qualquer um dos outros dois marcar mais golos.
Para fazer dupla com o avançado o Benfica tem o Aimar que é titular, no seu melhor, em qualquer equipa do mundo. Falta saber se existe o melhor Aimar.
Rodrigo, Saviola, Bruno César e Rodrigo... Pois - parece um bocadinho demais, não?
Aimar é a escolha, mas se o melhor Rodrigo voltar...
Em síntese, a melhor equipa seria:
Rui Patrício, Maxi, Insúa, Garay e Luisão, Javi, Hulk, Gaitán, Moutinho, Aimar e Cardozo.
Uma outra equipa com as minhas dúvidas seria:
Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Salvio, Carrillo, Witsel, Rodrigo e Wolfswinkel.
Creio que qualquer uma delas se poderia bater com as melhores equipas do mundo.
E agora?
Quem será o campeão?