CARTA ABERTA A UM JOVEM BENFIQUISTA
Vila Nova de Gaia, 22 de Fevereiro de 2015
Prezado Jovem Benfiquista,
Escrevo-te porque sei que estás muito feliz com mais esta vitória do teu Benfica. Porém, aceita esta missiva como a corporização orgânica de um conselho para a tua vida.
É que na vida real as coisas não são assim. Na vida real, só vencerás se fores impoluto e se trabalhares na verdade. As coisas na vida não são assim tão fáceis como tens vindo a atestar nas vitórias do teu clube.
Na vida real, quando estás em dificuldades, ninguém te dá uma mãozinha com um apito na boca. Isso não existe. Nenhum colega teu sai da tua frente, se disser algo menos próprio a um transeunte. Na vida real, não há cartões vermelhos para te abrir caminhos.
Na vida real, as vitórias são o resultado das verdades e não produto das calúnias. Ouve bem o que te digo. A batota é muito feia e, apesar de seres benfiquista, pensa no que te digo. Um mentiroso apanha-se mais depressa do que um coxo. E não te iludas com o que se passa. Não te deixes levar na retórica vencedora de um clube que ganhava muitas vezes assim, antes de alguém ter vindo pôr alguma justiça a este país.
Eu sei que estás triste com estas vitórias desenxabidas. Pode ser que um dia, o teu Benfica possa ser grande como nos tempos em que a TV era a preto e branco. Por ora, aconselho-te a humildade e a compreensão.
Pensa que a vida real não é isto. As coisas não são assim: se quiseres ser bem sucedido não podes viver como um cogumelo comensalista. Não te iludas.
Aquele abraço sincero e amigo,
Hélder Rodrigues